Celebração é um termo com origem no latim celebratĭo. O conceito refere-se à acção de celebrar (festejar, comemorar, reverenciar, realizar uma reunião).
Exemplos: “No âmbito da celebração pelo centenário da instituição, os vizinhos puderam desfrutar de um concerto de Marco Paulo”, “Estão todos convidados para a celebração do meu aniversário: será na próxima sexta-feira às 17 horas no pavilhão multiusos de Guimarães”, “Dois mil agentes de polícia estarão encarregues pela segurança durante a celebração do partido”.
Uma celebração, por conseguinte, pode ser una festa, um acto, uma comemoração ou outro tipo de evento festivo. O seu objectivo é recordar ou comemorar algum acontecimento, uma data especial ou homenagear uma pessoa. Uma festa de aniversário, uma reunião pelo aniversário da fundação de um clube ou a inauguração de um novo centro cultural são exemplos de celebrações.
A pessoa que organiza a celebração é o anfitrião, o qual costuma encarregar-se dos gastos da festa. Cabe ao anfitrião decidir quem serão os convidados da sua celebração, escolhendo geralmente entre os seus amigos e familiares. Algumas celebrações são massivas, ao passo que outras são mais pequenas, discretas e íntimas.
A noção de celebração também pode ser usada na concretização de um acordo ou de um contrato: “Hoje, vou assistir à celebração do contrato com o nosso novo fornecedor”.
Na religião, trata-se da realização de uma cerimónia religiosa (um casamento, uma comunhão, uma baptizado, etc.).