Ateísmo é a condição daqueles que não acreditam em Deus. O ateu, por conseguinte, é uma pessoa que não crê em nenhuma divindade ou entidade sobrenatural. Pode-se dizer que o ateísmo é o contrário/oposto de teísmo, que á a doutrina daqueles que defendem a existência de uma ou mais divindades.
Às vezes, o ateísmo é confundido com o agnosticismo. Os agnósticos, porém, não descartam a possibilidade de existir um deus, pois consideram que o divino escapa da compreensão humana e, por conseguinte, desconhecem a sua eventual existência. Os ateus, por sua vez, não acreditam nas divindades (ou, dito de outra forma, acham que Deus não existe).
Outra confusão habitual surge entre o ateísmo e aqueles que se opõem a toda religião. O ateísmo, na sua essência, consiste em descrer da existência de Deus. Isso não é oposto a certos credos ou práticas religiosas: o budismo, por exemplo, não contempla a presença de deuses, pelo que se pode dizer-se que é uma religião ateia.
Dentro do próprio ateísmo existem diferentes concepções ou tendências. O chamado ateísmo forte rejeita/nega a existência de qualquer classe de divindade e sustenta que existem explicações de diversa índole para justificar de maneira racional aquilo que os teístas atribuem a Deus.
O ateísmo fraco, mais próximo do agnosticismo, não se apoia na refutação da existência de Deus: em contrapartida, limita-se a afirmar que não crê em Ele e que, de facto, a ideia de “existência” não se pode aplicar a algo impossível de comprovar com base na experiência.