Sobrenatural é um termo que deriva do vocábulo latino supernaturālis. Trata-se de um adjectivo que qualifica aquilo cujas características ou propriedades transcendem os limites da natureza.
Noutros termos, o que é sobrenatural escapa às leis naturais. Por exemplo: um ser humano pode caminhar, correr ou saltar, mas não voar. Se um filme apresentar um homem a voar, estará a incluir uma componente sobrenatural na sua proposta. Que uma pessoa voe excede a capacidade natural da espécie.
O sobrenatural é frequente nas obras de ficção, seja no cinema, na literatura ou noutras artes. Qualquer proposta que inclua questões como mortos que revivem (isto é, mortos-vivos), pessoas que conseguem correr a uma velocidade de 400 quilómetros por hora, animais que falam ou viagens no tempo, só para citar apenas algumas possibilidades, terão componentes sobrenaturais.
O poder divinatório, a magia, as conversas com mortos e as maldições são outros exemplos de acções ou actividades sobrenaturais: não existe nenhuma demonstração científica que avale/comprove a sua veracidade. Para algumas pessoas, no entanto, o paranormal não é a mesma coisa que o sobrenatural, pois associam o paranormal ao inexplicável segundo os conhecimentos científicos actuais, mas que é imanente à natureza.
No âmbito da religião, os fiéis crêem em acções sobrenaturais mais conhecidas como milagres. Para os crentes, Deus actua sobre o mundo natural (físico), permitindo que se produza o sobrenatural. A Bíblia indica, neste sentido, que Jesus multiplicou uns poucos peixes e pães para alimentar milhares de homens, algo que não é fisicamente possível e em que só acredita com base na fé.
Por fim, Sobrenatural (em inglês, Supernatural) também é o nome de uma série norte-americana.